Polícia Militar reforça enfrentamento à violência doméstica em Corumbá e Ladário

Corumbá(MS)- Diante das recentes ocorrências graves registradas no município, o 6º Batalhão de Polícia Militar manifesta solidariedade aos familiares e reforça seu compromisso permanente no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, por meio do atendimento prioritário às ocorrências, fiscalização de medidas protetivas e condução de autores e suspeitos à Delegacia de Polícia, visando à responsabilização criminal e à adoção das medidas legais cabíveis.

A Polícia Militar destaca que as ocorrências de violência doméstica possuem prioridade operacional, sendo atendidas com máxima urgência sempre que acionadas, principalmente quando há situação de risco iminente, agressões em andamento ou ameaça grave. Além disso, a PM também atua no município na fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência, reforçando a segurança das vítimas e acompanhando casos sensíveis com maior atenção, com foco na prevenção de reincidência e no impedimento do agravamento da violência.

Somente no mês de janeiro de 2026, até a presente data, o 6º BPM atendeu 136 despachos para averiguação de violência doméstica, com emprego imediato de guarnições para verificação das denúncias, intervenção em situações de agressão, preservação da integridade das vítimas e encaminhamento aos órgãos competentes, conforme cada caso. Desses atendimentos, nas situações de flagrante delito, foram realizadas 23 conduções, pela Polícia Militar, de autores/suspeitos de violência doméstica contra a mulher à Delegacia de Polícia.

Entre as ocorrências do período, houve registro de um caso grave de violência doméstica com resultado morte (feminicídio), que mobilizou as forças de segurança pública e demandou pronta resposta e atuação integrada entre as instituições.

Como exemplo da atuação imediata das guarnições, em ocorrência registrada na noite de 25/01/2026, por volta das 19h30, a Polícia Militar foi acionada via COPOM para atendimento de violência doméstica no bairro Cristo Redentor. No local, a vítima, uma mulher de 32 anos, apresentava lesões visíveis decorrentes da agressão, e o autor, um homem de 33 anos, foi localizado durante rondas. As partes foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

Além disso, em ocorrência registrada em 26/01/2026, no município de Ladário, por volta das 22h45, a guarnição foi acionada para atendimento de violência doméstica. No local, a vítima, uma mulher de 26 anos, apresentava lesão na cabeça com sangramento intenso, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros Militar, que realizou o atendimento pré-hospitalar e encaminhou a vítima ao Pronto-Socorro para atendimento médico. A vítima relatou ainda que, por diversas vezes, tentou encerrar o relacionamento, porém vem sofrendo ameaças e agressões por parte do autor, um homem de 21 anos. Informou também possuir interesse em requerer Medida Protetiva de Urgência, nos termos da Lei Maria da Penha, motivo pelo qual foi confeccionado o respectivo Registro de Ocorrência, devidamente encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Corumbá para as providências cabíveis

A Polícia Militar recomenda:

  • Acione imediatamente o 190 caso a violência esteja acontecendo ou haja risco iminente;
  • Denúncias também podem ser feitas pelo 180, canal nacional de atendimento à mulher;
  • Sempre que possível, guarde provas (mensagens, áudios, fotos de lesões, prints e registros);
  • Se houver Medida Protetiva, informe à equipe policial e comunique qualquer aproximação do agressor, mesmo sem agressão física;
  • Caso testemunhe situação de agressão, ligue para o 190 e repasse o máximo de informações.

Fonte: Polícia Militar de Mato Grosso do Sul – PMMS