O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, apresentou hoje (13) aos alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) um panorama sobre os desafios e oportunidades de Mato Grosso do Sul no cenário político nacional.
Realizado no auditório da COTIN, o encontro também contou com a presença do secretário de Estado, Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, e do comandante da ECEME, general de brigada, Mario Eduardo Sassone.
Falcette destacou os indicadores de crescimento econômico, programas de desenvolvimento sustentável, de incentivos à produção, ações de proteção ambiental, como os programas PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), balança comercial do Estado, a importância da qualificação da mão-de-obra para atender o avanço da celulose e outras cadeias produtivas do Estado.
Outro ponto de destaque foi a Rota Bioceânica, considerada estratégica para a integração regional e o fortalecimento do comércio internacional.
Na avaliação do secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, o evento foi uma oportunidade de discutir de maneira concomitante as agendas ambientais, econômicas e sociais do Governo. “A meta do Governo é olhar para tudo isso em conjunto, porque é isso que garante inclusão social, e permite que a gente avance como sociedade. E é dessa forma que a gente integra aqueles quatro pilares e coloca todo esse pacote de ações do Governo do Estado para trabalhar por uma estratégia que está bem definida, também conectada e que é atual. Ela responde aos maiores desafios que a gente tem na atualidade”, destacou.
“O diálogo com instituições como a ECEME amplia a visão estratégica do Estado e fortalece parcerias em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.

Secretários receberam moeda simbólica do Exército entregue pelo general de brigada Sassone
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos – Mairinco de Pauda