Uma operação desenhada pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) irá intensificar a segurança da população de todo o Mato Grosso do Sul durante o dia 6 de outubro, data marcada para o primeiro turno das eleições municipais. A denominada Operação Eleições 2024 iniciará às 6h da manhã com a presença de mais de 2.700 policiais, 286 viaturas e 4 aeronaves para reforçar a segurança dos mais de 2 milhões de eleitores nos 79 municípios.
Um plano de ação detalhado foi desenvolvido pela Sejusp em colaboração com outras forças de segurança, prevendo o reforço em locais de votação, apuração e áreas estratégicas. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Campo Grande, será o núcleo da operação, monitorando as atividades policiais em tempo real.
Entre as principais ações a serem realizadas pelas forças estaduais de segurança pública estão o reforço do policiamento preventivo e repressivo em locais de votação, vias públicas e estações de transporte, ações de inteligência de segurança pública, com o constante monitoramento de informações para prevenir e combater crimes eleitorais, emprego de equipes especializadas para atender a ocorrências de média e alta complexidade com agilidade, apoio aéreo com o emprego de aeronaves para monitoramento e atendimento às emergências. Para isso, haverá a ampliação da capacidade de atendimento das delegacias de polícia e dos telefones de emergência.
A operação também terá foco na prevenção e repressão de crimes eleitorais, como boca de urna, compra de votos e coação eleitoral. As forças de segurança estarão atentas a qualquer tipo de irregularidade e atuarão de forma enérgica para garantir a lisura do processo eleitoral, em todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
Cidadão vigilante
A Sejusp reforça a importância da participação da população na garantia da segurança durante as eleições. Denúncias podem ser feitas através do 190 ou pelos canais de comunicação das forças de segurança.