Expansão do amendoim atrai indústria de beneficiamento para Nova Alvorada do Sul

Expansão do amendoim atrai indústria de beneficiamento para Nova Alvorada do Sul

Expansão do amendoim atrai indústria de beneficiamento para Nova Alvorada do Sul

  • Publicado em 13 fev 2026

    por Rosana Siqueira •

  • O avanço da cultura do amendoim em Mato Grosso do Sul, que colocou o Estado na segunda posição do ranking nacional de produção, atraiu mais um investimento estratégico para o setor. A empresa MS Grãos Nuts vai instalar uma indústria de beneficiamento de amendoim em Nova Alvorada do Sul, com aporte de R$ 30 milhões e previsão de geração de 60 empregos diretos.

    O empreendimento foi apresentado nesta sexta-feira (13) ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e aos secretários-executivos Rogério Beretta (Desenvolvimento) e Esaú Aguiar (Qualificação e Trabalho), durante reunião com os empresários Alexandra Cogo e José Antôonio Cogo Jr na sede da Semadesc.

    De acordo com Verruck, a empresa já iniciou a terraplanagem em área doada pela Prefeitura de Nova Alvorada do Sul. O grupo possui área de plantio em Rio Brilhante e, conforme o projeto apresentado, a unidade industrial irá atuar no beneficiamento, secagem e branqueamento do grão, além da fabricação de ração animal, produção de sementes certificadas, extração e refino de óleo vegetal, comercialização e exportação de cereais in natura e industrializados.

    Mesmo sendo produtores, os empresários também pretendem adquirir amendoim de terceiros para garantir escala e regularidade no abastecimento da indústria.

    “Estamos iniciando esse processo de beneficiamento do amendoim, agregando valor à cadeia produtiva. É exatamente isso que está faltando no Estado: ter uma base industrial consolidada, porque hoje ainda enviamos parte do amendoim para beneficiamento fora de Mato Grosso do Sul. A industrialização é o ponto central para o crescimento da cadeia. Nova Alvorada do Sul tem capacidade e segurança logística para ampliar muito essa produção”, enfatizou Verruck.

    Segundo o secretário, o projeto já nasce com foco no mercado externo. “Eles já têm linhas estruturadas para exportação. Parte da produção será destinada ao mercado local e outra parte atenderá parceiros e produtores, com foco também nas exportações”, destacou.

    Produção em crescimento

    Mato Grosso do Sul vive um ciclo de forte expansão da cultura. Na safra 2023/2024, o Estado registrou crescimento expressivo de área plantada e produtividade, consolidando-se como o 2º maior produtor de amendoim do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

    A produção estadual ultrapassou 170 mil toneladas na safra passada, impulsionada principalmente pela expansão em áreas de renovação de canaviais e pela adoção de tecnologia no manejo. Municípios como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Maracaju e Dourados concentram grande parte da produção. Neste ano a previsão é de crescimento de 6% na área plantada superando 46 mil hectares cultivados.

    O desempenho reflete o avanço da diversificação agrícola no Estado e a busca por culturas com maior valor agregado e potencial de exportação.

    Agricultura familiar

    Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de incentivo à cultura do amendoim voltado à agricultura familiar, em parceria com a Agraer.

    “Nós queremos, a partir da industrialização, incentivar junto com a Agraer o desenvolvimento da cultura do amendoim para a agricultura familiar. Esse também é nosso foco”, concluiu o secretário.

    Como parte da estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva, a MS Grãos Nuts realizará, no próximo dia 20 de fevereiro, um Dia de Campo sobre a cultura do amendoim na Fazenda Capão Alto, em Rio Brilhante. O evento contará com palestras técnicas, apresentação de tecnologias de manejo, demonstração de colheita e exposição de implementos agrícolas.

     

    Rosana Siqueira, da Semadesc

    Fotos – Mairinco de Pauda

    Categorias :

    Geral

    Veja Também


    SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital


    Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMADESC