O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), participou na segunda-feira (27) da 27ª Reunião do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (Concepe-EPE), representando o Fórum Nacional de Secretários de Minas e Energia. Durante o encontro, foram debatidos temas estratégicos para o setor energético brasileiro, entre eles o “Estudo da Demanda Energética da Irrigação”, apresentado pelo professor Afonso Santos, com apoio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil); as fontes de financiamento para o planejamento energético; o armazenamento de energia e o Plano Integrado de Infraestrutura.
Segundo Jaime Verruck, o estudo da CNA revelou gargalos importantes na distribuição e transmissão de energia para irrigação, especialmente diante do crescimento da agricultura irrigada no país. “Hoje há um entrave à expansão do processo de irrigação no Brasil devido à falta de investimentos em infraestrutura. A proposta apresentada busca alternativas que viabilizem tanto a ampliação agrícola quanto a necessária expansão da rede elétrica”, explicou.
O secretário também destacou o avanço das discussões sobre armazenamento de energia, com a realização do próximo leilão de energia, o BESS, voltado à implantação de baterias em sistemas solares. “É um passo relevante, mas que ainda não resolve o problema de distribuição no país”, avaliou Verruck.
Por fim, o Plano Integrado de Infraestrutura foi apontado como uma ferramenta essencial para corrigir a defasagem entre a capacidade de geração e a infraestrutura de transmissão e distribuição. “O Brasil tem alta capacidade de geração, mas o aumento dessa produção esbarra na limitação de potência e na carência de investimentos em infraestrutura. A EPE está desenvolvendo estudos para superar esses desafios”, concluiu o secretário.
Marcelo Armôa, Semadesc




