Deputada Gleice cobra concurso para professores de Educação Especial em MS

Deputada Gleice Jane (PT) cobrou concurso público para professores da Educação Especial em Mato Grosso do Sul. Ela também questionou informações detalhadas sobre a quantidade de profissionais que atuam nessa área. 

Conforme a divulgação, o pedido da deputada foi levado à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que foi direcionado à Coordenadoria de Políticas para Educação Especial, a Copesp. 

No detalhe, consta que, entre os questionamentos, a deputada indagou sobre o número de professores de Apoio Especializado Educacional atuando por município, a quantidade desses profissionais nos últimos cinco anos, o número de estudantes que são público-alvo da Educação Especial no mesmo período e a distribuição de matrículas por tipos de deficiências e transtornos.

Fundamental

Ainda segundo divulgado pela parlamentar, a educação inclusiva é um direito fundamental assegurado pela Constituição Federal de 1988 e reforçado por marcos normativos como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e o Decreto nº 6.571/2008. Foi destacado que esses instrumentos legais estabelecem a necessidade de garantir pleno acesso à educação para todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

MS

O informe enviado por Gleice também destalha como se dá a implementação das diretrizes de educação inclusiva, que requer uma estrutura sólida de atendimento educacional especializado, executado por profissionais qualificados e concursados. 

”A demanda por esses serviços tem crescido devido à inclusão crescente de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares. As Diretrizes Operacionais da Educação Especial preveem que o AEE deve ser oferecido por professores com formação específica, capazes de criar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos”, diz trecho da divulgação. 

Desafios

A parlamentar explica que MS enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à escassez de profissionais concursados e devidamente preparados para atuar na Educação Especial.

”A ausência de um quadro efetivo compromete tanto a qualidade do atendimento quanto a continuidade das políticas de inclusão educacional. Professores de AEE desempenham funções complexas, como a gestão de salas de recursos multifuncionais, o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adaptadas e a articulação com outras áreas intersetoriais, exigindo uma formação sólida e estabilidade na função — algo que só pode ser garantido por meio de concursos públicos”, pontuou a deputada.

 



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