Bela Vista lança PDM com metas para valorizar oportunidades da Rota Bioecânica e vocações locais

Bela Vista lança PDM com metas para valorizar oportunidades da Rota Bioecânica e vocações locais

Bela Vista lança PDM com metas para valorizar oportunidades da Rota Bioecânica e vocações locais

  • Publicado em 30 jan 2026

    por Rosana Siqueira •

  • Com vocações econômicas consolidadas para o agronegócio, a mineração de calcário, o potencial do turismo, além de estar localizado em região fronteiriça com o Paraguai e se integrar como uma das conexões para o trajeto da Rota Bioceânica, Bela Vista traçou estratégias para seu desenvolvimento e realizou o lançamento do seu Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) na manhã dessa quinta-feira (29), no Cine José. A iniciativa é executada dentro do programa Cidade Empreendedora pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a Prefeitura de Bela Vista.

    O PDM consiste na consolidação de uma rota para ações concretas de desenvolvimento local em Bela Vista e foi elaborado a partir de diversas escutas dentro do município. Trata-se de um plano para execução no período 2025-2028 e com compromisso de deixar legado. O prefeito de Bela Vista, Gabriel Boccia, destacou que houve mobilização na cidade para identificar e reconhecer problemas locais, com formatação de um plano estratégico para ser executado para suprimir essas demandas.

    “Construímos um plano pensando no que vai ser melhor para Bela Vista. Temos um apoio grande, com todos os vereadores, todos os secretários e vamos ter o engajamento da sociedade. Esse é um planejamento estratégico que faz sentido para a nossa realidade. Reconhecemos os problemas que temos e elaboramos um plano para tratar dessa nossa condição, em diferentes eixos. Não será algo do dia para a noite, mas temos uma estratégia e metas”, explicou o chefe do Executivo no Cine São José, onde estavam mais de 140 pessoas.

    Para o prefeito de Bela Vista, Gabriel Boccia, o PDM representa os avanços estruturais que serão realizados no município

    Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o PDM permitiu clarear as oportunidades que a região fronteiriça de Bela Vista possui e o momento é de engajamento coletivo para aproveitamento dessas condições.

    “O Sebrae trouxe ferramentas para permitir que a população possa participar e atuar nessas ações de desenvolvimento. Nessa construção, tivemos o envolvimento dos pequenos negócios e grandes empresas. O empreendedor deve buscar as oportunidades dessa região e ajudar a desenvolver ainda mais esse município tão bonito, com uma história religiosa tão importante, com suas histórias da época da Guerra do Paraguai. Essa é uma fronteira que tem oportunidades e a Prefeitura está investindo nesse projeto”, reforçou Mendonça.

    Através das ações do Sebrae/MS, a população pode estar integrada nas ações do Cidade Empreendedora, conforme explica o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça

    No lançamento, o governo do Estado, por meio da Semadesc, esteve presente com o analista Vagner Alexandre Teixeira. “Oportunidades estão surgindo para Bela Vista tanto por conta de produtos que podem agregar ao que já existe aqui, como outros que vão chegar com a fronteira, a Rota Bioceânica. Já temos instrumentos técnicos para fazer tudo isso acontecer, nessa parceria com o governo do Estado, com o Sebrae, com o poder público local, os empreendedores da cidade. É um potencial enorme que a Semadesc analisa para esse local e acreditamos nesse desenvolvimento”, explicou.

    O representante da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, reforçou a importância das parcerias institucionais para o sucesso do PDM de Bela Vista

    PDM de Bela Vista

    As grandes áreas-chave do plano estão distribuídas no desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social para o ciclo 2025-2028. Bela Vista está com a execução do programa Cidade Empreendedora no pacote Excelência.

    Para favorecer o ambiente empreendedor, o plano prevê que o município consiga aumentar em 15% o número de micro e pequenas empresas até o final deste ano. Ainda há a inclusão da estratégia de haver um polo de serviços voltado a atender demandas geradas pela Rota Bioceânica, entre outras metas.

    A vice-prefeita da cidade, Letizia Murano, enfatizou que a troca de experiências com ações que deram certo em outros municípios vai ajudar na implantação das metas estipuladas.

    “Acredito muito que é possível fazer o desenvolvimento com a união de forças, com o diálogo. Há um objetivo comum: desenvolver Bela Vista. O Sebrae está como um capitão para gente, para direcionar as ações do Plano Municipal. Tivemos troca de experiências importantes, aprendendo como acontece em outras cidades e trazer essas iniciativas para cá. Também temos o desafio para garantir a continuidade das políticas públicas e ações implementadas”, analisou Murano.

    Para quem já empreende na cidade há mais de 10 anos, o PDM acaba servindo como uma cartilha para construção de novos rumos. “A gente aposta muito no crescimento de Bela Vista e vemos que a cidade está em uma época boa, principalmente com a questão de aproveitarmos a Rota Bioceânica. Temos, como sociedade, fazer parte das ações desse Plano de Desenvolvimento, buscar participar e aproveitar oportunidades que estão aí”, comentou Cassimiro Afonso, proprietário da Pousada Bem-Estar e de um mercado.

    Na cerimônia de lançamento, entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente da Câmara, Isabelino Freitas, além de demais parlamentares; todos os secretários municipais; Primeiro Tenente Thiago Henrique Saucedo Mendes, comandante da 1ª Cia de Polícia Militar de MS; Renato Lima Fazza, delegado titular da Polícia Civil em Bela Vista; Romel Júnior, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta; Junior Barbosa Lopes, diretor do Serviço de Água e Esgoto; e Glacy Casanova Ajala, diretora do Hospital Beneficente São Vicente de Paula.

    Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.

    Categorias :

    Geral

    Veja Também


    SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital


    Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEMADESC