Bibliotecas comunitárias ampliam presença no Sistema Estadual de Bibliotecas de MS
  • Publicado em 20 fev 2026

    por Karina Medeiros de Lima •

  • O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul (SEBP/MS) ampliou sua rede com a incorporação de novas bibliotecas comunitárias. Até 2024, o sistema contava com 4 bibliotecas cadastradas. Após a realização do 18º Encontro do Sistema de Bibliotecas, outras 9 instituições efetuaram cadastro, representando um crescimento de 225%. Com a integração ao sistema, essas bibliotecas receberão os conjuntos de livros (kits) provenientes do PNLD Literário e do Edital LEIA MS.

    O Cadastro do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul buscou mapear a infraestrutura cultural disponível nos municípios do estado. Como resultado do credenciamento, o número de bibliotecas comunitárias integradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul (SEBP/MS) saltou de 4, em 2024, para 13 bibliotecas cadastradas em 2025 — um crescimento de 225% em apenas um ano.

    O avanço demonstra o fortalecimento da rede de leitura no estado e a ampliação do reconhecimento institucional dessas iniciativas que nascem, em sua maioria, a partir das demandas das próprias comunidades. A manutenção e permanência das bibliotecas comunitárias dependem do trabalho de voluntários e de pessoas apaixonadas pela leitura. Com o cadastro no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, essas instituições passam a contar com apoio institucional para ampliar seus acervos e fortalecer o atendimento à população.

    As 4 bibliotecas que participaram do 18º Encontro do Sistema de Bibliotecas, realizado em 2025, a BICA – Biblioteca Áurea Alencar e a Gibiteca Mais Cultura, de Campo Grande; a Cordelteca Itinerante “Cantinho do Cordel”, de Dourados; e a Biblioteca Comunitária do Celso, instalada em uma sapataria em Três Lagoas já receberam parte dos kits de leitura, com obras selecionadas pelo Edital LEIA MS e da primeira paletização do PNLD Literário (600 livros).

    As novas bibliotecas cadastradas que receberão, ainda neste ano, os kits de livros da segunda paletização do PNLD Literário e do Edital LEIA MS são:

    • Biblioteca Comunitária Indígena Teko Arandú – Anastácio
    • Biblioteca Pública Muriama de Oliveira Mascarenhas – Amambai
    • Biblioteca da Casa da Memória Raída – Bonito
    • Biblioteca da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – Campo Grande
    • Biblioteca Comunitária 6ta13 – Corumbá
    • Biblioteca Augusto César Proença – Corumbá
    • Biblioteca Casa Arandu – Academia Douradense de Letras (ADL) – Dourados
    • Biblioteca ONG Arte Viva – Jardim
    • Biblioteca Comunitária Palestina – Ladário

    A diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS, Melly Sena, explica que o Sistema de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul, desde 2023 está conjuntamente seguindo o Governo Federal, ele incorporou também o trabalho de assessoramento junto às bibliotecas comunitárias. “Em 2023 lançamos o nosso primeiro mapeamento de bibliotecas comunitárias, até para poder parear os dados com o Governo Federal, com o recebimento do PNL de literário e para o encontro dos sistemas de bibliotecas. Tivemos quatro bibliotecas no primeiro momento e após até o encontro dos sistemas de bibliotecas que a gente teve durante a Bienal do Livro, muitas instituições que já tinham bibliotecas comunitárias e não as reconheciam como tal, elas começaram a fazer parte do nosso cadastro e a gente teve uma ampliação para 17 bibliotecas comunitárias. Isso reflete também essa preocupação da população com acesso à leitura, com olhar da biblioteca. A gente costuma dizer que a biblioteca comunitária chega onde o poder público não chega. Então isso daí é um dos nossos fatores de importância maior”


    Fonte: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS