Setembro começa com tempo seco e calor em MS e exige cuidado rebodrado da população com a saúde e meio ambiente

A população de Mato Grosso do Sul enfrentará dias de altas temperaturas e umidade do ar em níveis extremos nesse fim de semana, conforme análise dos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) contida no Boletim da Previsão do Tempo. As temperaturas mínimas permanecerão amenas nas primeiras horas da manhã, variando entre 9°C e 11°C, sobretudo na metade Sul do Estado, porém as máximas apresentarão rápida elevação ao longo do dia, podendo atingir 35°C ou mais.

Enquanto isso, a umidade relativa do ar será extremamente baixa, variando entre 8% e 20% em grande parte do Estado. Quando a umidade do ar atinge esse nível é configurado estado de atenção conforme critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). Recomenda-se ingerir bastante água, umidificar os ambientes e evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.

Outro complicador da combinação de alta temperatura e baixa umidade é o risco da ocorrência de incêndios florestais. Com atuação firme e campanhas de conscientização, os focos de calor têm se mantido baixos nesse ano na região do Pantanal, em relação ao ano passado. Durante julho foram registrados 87 focos de calor na região, contra 3.843 no mesmo período do ano passado. Entretanto, a piora nas condições do tempo reforça o alerta.

A situação do tempo de deve a um sistema de alta pressão atmosférica que manterá o tempo estável em todo o Mato Grosso do Sul, com predomínio de céu claro a parcialmente nublado e ausência de condições para chuva, conforme os técnicos do Cemtec/MS. Outra consequência é a amplitude térmica, ou seja, a grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas. Estão previstas temperaturas mínimas entre 9°C e 11°C e máximas entre 32°C e 34°C para as regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados.

Nas regiões Sudoeste e Pantaneira, as mínimas devem variar entre 12°C e 13°C e as máximas entre 32°C e 36°C. Já nas regiões do Bolsão, Leste e Norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 11°C e 15°C e máximas até 36°C. Em Campo Grande são previstas mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 29°C e 33°C.

Texto: João Prestes

Fonte