Semadesc conhece programa de reciclagem da Real H que já retirou mais de 1,5 mil toneladas de resíduos do meio ambiente

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, e técnicos da secretaria conheceram, a convite da diretoria da Real H, em Campo Grande, o “Ciclos” – programa de reciclagem e destinação correta de resíduos realizado pela empresa desde 2007. A iniciativa já retirou mais de 1.500 toneladas de resíduos do meio ambiente, envolvendo colaboradores, comunidade, produtores rurais e parceiros da indústria.

Segundo Beretta, a proposta está alinhada às ações desenvolvidas pela Semadesc e se destaca por oferecer uma solução concreta para um dos grandes desafios no meio rural: o descarte adequado de resíduos. “O projeto da Real H une atividade econômica à destinação correta de resíduos. É um modelo que pode ser replicado por outras empresas e que atende também a um problema enfrentado pelos produtores rurais, que muitas vezes não têm alternativa para esse tipo de descarte. Além disso, vimos um trabalho eficiente de gestão de recursos hídricos, colaborando com o meio ambiente”, afirmou.

Para o diretor comercial da Real H, médico veterinário Marcelo Henrique Real, o “Ciclos” vai além da reciclagem, configurando-se como um programa de educação ambiental. “Desde 2007, conseguimos retirar mais de 1.500 toneladas do meio ambiente. A comunidade participa, as empresas parceiras contribuem e estamos de portas abertas para compartilhar nossa metodologia com outras indústrias ou órgãos públicos. É um projeto que pode ser implantado em qualquer lugar, e a visita da Semadesc nos ajuda a divulgar essa ideia”, destacou.

 

Marcelo Armoa, da Semadesc

Fotos – Mairinco de Pauda

Fonte