Início Geral

Mato Grosso do Sul registra mais de 24 mil novos empreendimentos no 1º quadrimestre de 2025

Mato Grosso do Sul registra mais de 24 mil novos empreendimentos no 1º quadrimestre de 2025

Mato Grosso do Sul contabilizou a criação de 24.116 novos empreendimentos entre janeiro e abril deste ano, sendo 4.868 empresas e 19.248 MEIs (Microempreendedores Individuais) formalizados no período. Os dados fazem parte do novo Mapa de Empresas de MS, levantamento elaborado pela Jucems (Junta Comercial de MS), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio do Sebrae/MS por meio do convênio Redesim Conectada.

Entre os setores com maior número de aberturas de empresas estão o comércio (3.664 registros), a indústria (1.033) e os serviços (171). Quando somadas as atividades secundárias, o segmento de serviços representa mais de 66% dos novos CNPJs, com destaque para atividades como serviços combinados de escritório, promoção de vendas e consultórios médicos ambulatoriais. Já entre os MEIs o comércio também lidera (13.808), seguido pela indústria (3.966) e serviços (1.474). As principais atividades escolhidas por MEIs foram serviços de malote, comércio de vestuário e obras de alvenaria.

Campo Grande é o município o maior número de empresas abertas no acumulado de janeiro a abril de 2025, com 2.046 novos estabelecimentos e 8.713 MEIs constituídos no período. Na capital, a principal atividade registrada entre os MEIs foi “serviços de malote não realizados pelos Correios”. Dourados, Três Lagoas, Chapadão do Sul e Ponta Porã também se destacaram, cada uma com mais de 140 novas empresas no quadrimestre.

Outro dado relevante diz respeito ao perfil dos empreendedores. A maioria está na faixa etária de 31 a 45 anos. O levantamento da Jucems também mostra o crescimento da participação feminina, que já representa 42,4% dos novos MEIs e 39,2% das empresas abertas no primeiro quadrimestre. No que se refere à nacionalidade, venezuelanos, paraguaios e bolivianos lideram entre os estrangeiros que optaram por empreender em Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, os números refletem o esforço conjunto do Governo do Estado e de parceiros na desburocratização e na modernização do ambiente empresarial. “Com o apoio da Semadesc e do Sebrae, estamos oferecendo ferramentas digitais cada vez mais ágeis e transparentes, o que facilita a abertura de negócios e estimula o empreendedorismo em todo o Estado”, destacou.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, também enfatizou a importância do levantamento como instrumento de gestão. “O Mapa de Empresas é uma ferramenta estratégica para entender o comportamento do empreendedorismo sul-mato-grossense. Ele nos permite direcionar melhor as políticas públicas, facilitar o crédito, impulsionar a formalização e garantir que o Estado continue crescendo com inclusão e dinamismo econômico”, afirmou.

Clique aqui para fazer o download do documento.

Marcelo Armôa, Semadesc

Fonte